Resgatei uma receita perdida de pães de cará recheados coom rapadura, uma receita africana que vi numa revista que eu gosto de ler vez ou outra - a Vida Simples. E me dei conta de que pouco tempo dediquei nessa minha carreira "auto- didata"a eles, os pães.
Refiz o pão doce africano e ficou incrível!!
De lá pra cá, resolvi fazer amizade com o fermento bilógico e sovar muitas massas. Adaptei a receita doce para uma salgada: Pão de cará recheado com queijo meia cura, ontem fiz pão de batata, pão de queijo e já tô pensando no próximo...
Cheiro de pão é memória boa de vó na cozinha, com avental sujo de farinha, tentando limpar a massa grudada nas mãos. Aquela ansiedade gostosa que a gente fica enquanto é criança, de não ver a hora daquilo ali, que está a crescer no forno, e a dourar e a perfumar a casa toda ficar pronto.
Como um filme lento: a mesa sendo posta, primeiro as louças, depois os talheres, aí os outros acessórios que vão enobrecer ainda mais o protagonista da refeição: manteiga, queijo, geléia...hmmmm pão é muito bom! Feito em casa, então, melhor ainda e vem sempre recheado de boas lembranças.
PÃES DE CARÁ COM QUEIJO MEIA CURA
PÃES DE QUEIJO INDO PRO FORNO
PÃO DE BATATA COM QUEIJO
PÃO DE BATATA
OFÍCIO!
Que delícia!!!
ResponderExcluirJá estou eu aqui, emocionada, lembrando dos meus avós que juntos, sempre apareciam na minha casa para o ritual mágico da obra Pâo!
E era de batata!
Quero agora esse de cará!
Quero uma receita boa de pão doce, rosca aquele com coco, sabe?? Vc tem?hmmmmm....
ResponderExcluir