A costela aí de baixo, foi comprada pronta!! Só a carne. Meu amorzão exagerou um pouco na quantidade e guardei no freezer, pra uma outra refeição.Que foi essa e ficou ótima com meus acessórios de última hora.
Mas fazê-la não é difícil: Ligue o forno na temperatura mais alta e deixe por pelo menos 20 minutos.Tempere com sal grosso e pimenta do reino moída na hora a peça de costela numa assadeira.
Antes de fechar com o papel alumínio, coloque na assadeira uma folha de louro, uns dentes de alho e pedaços de cebola ao seu gosto e oque mais vc bem entender - batatas doces, batatas andinas, cenouras...!
O ideal mesmo seria vc assá-la sobre uma grelha, de modo a deixar que a gordura escorra na fôrma de baixo, que deve ter água, em 1 dedo de altura, pra criar vapor e não queimar a gordura que vai caindo, sem que essa gordura fique em contato com a carne.
Isso vai levar um bom tempo.
Daí, vc lava a sujeirinha que já fez, corta os legumes, cozinha no vapor: numa cuscuzeira ou panela dupla, deixando os legumes al dente e branqueando-os ( branquear é dar um choque térmico - saindo do quente, dê um banho de gelo e água para interromper o cozimento de maneira rápida). Reserve os legumes branqueados e faça o molho:
O meu foi de iogurte com mostarda a l`ancienne (aquela que tem sementinhas). Numa frigideirinha, derreta um pouquinho de açúcar, aqueça o iogurte e adicione a mostarda, acerte o sal, a acidez e a consistência. Sua boca (papilas) vai dizer se está bom ou não.
Grelhe os legumes branqueados em chapa quente com pouca manteiga.
Quando a costela estiver assada, macia, retire a proteção do alumínio e deixe que doure.
Monte um prato bonito, chame as pessoas privilegiadas que provarão da sua comida e desfrutarão de sua companhia e faça um brinde à amizade em torno da mesa.
E divirta-se!!
Um chazinho de erva doce com gengibre depois vai muito bem...costela é uma delícia, mas é bem gorda!!Por isso aproveite, não é uma comida pra se comer todo dia...!
Nenhum comentário:
Postar um comentário