sábado, 30 de julho de 2011

Os meus Clássicos

Aproveitando a época dos morangos bons e baratos, hoje fiz geléia de morangos.
Gosto bastante de agradar quem me agrada e quem me ajuda de alguma forma especial, por exemplo, o amigo que cuidou dos meus 3 cães enquanto eu viajava - isso é uma daquelas coisas impagáveis!
Um bolinho de chocolate e um potinho de geléia fresquinha artesanal espero que ilustrem um pouco da minha gratidão!
Todos os anos, nessa época, faço uma baldada de geléia de morangos! Adoro, porque é natural e não fica muito doce, como algumas que a gente compra, além do mais dura um bom tempo.

Aprendi com uma canadense para a qual trabalhei por 3 meses, uma fórmula bem legal de fazer geléias, e das que eu conhecia, essa é a maneira que eu mais uso e mais gosto do resultado, que é assim:

Para cada 500g de frutas, utilize 350g de açúcar- eu costumo reduzir o açúcar, no caso dos morangos
Lave as frutas, corte a seu prazer e misture o açúcar, envolvendo bem os pedacinhos de frutas.
Tampe e deixe por pelo menos 4 horas, fora da geladeira.
Leve ao fogo numa panela pesada, de ferro, ou fundo triplo, (ou a que vc quiser!) em fogo médio até que levante fervura, daí abaixe o fogo, mexa com uma colher de pau e use uma escumadeira, pra ir retirando a espuma que vai se juntando.
Não costumo falar em tempo de cozimento, porque isso varia conforme a panela que vc estiver usando, o tipo do seu fogão, e tantas outras coisas...mas você vai perceber que o açúcar está bem cozido, uniformew e reduzido. A geléia fica brilhante, com a cor bem viva da fruta e muito perfumada.
Na de morango, eu gosto de pôr alecrim fresco no final, suave, um pouquinho e baunilha de verdade, sim...as favas!!Fica ótimo!
Lave os vidros que você vai guardar sua geléia e passe água fervendo neles. Seque bem e preencha-os com a geléia ainda quente. Não tampe até que a sua geléia deliciosa esteja totalmente fria. Divirta-se!!
Os clássicos são adoráveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário