Sinônimo de correria, de consumo exagerado e comilança, espero que este dezembro se acabe logo. E falta beeem pouco pra isso!!Uffffa...
Mas aqui estou novamente pra lembrar que O Natal não tem manual de instruções e O Ano Novo tão pouco!!
Como o Natal já passou ( graças a Deus!!), falo aqui do Reveillón. Aliás, alguém sabe porque nós brasileiros temos o hábito de usar esta expressão francesa??? Eu não sei.
É muito comum que na ceia de Ano Novo se sirva castanhas portuguesas, amêndoas, nozes, peru, bacalhau da noruega, tender e outras tantas coisas gostosas. Sim, são gostosas. Mas a gente comeu isso na semana passada...pois os cardápios de Natal são bem parecidos, no geral.
Aproveitemos que o ano vai se acabar e deixemos lá atrás o que passou. Se foi bom, melhore. Mas não repita. Já foi!!
Cozinhar é materializar uma energia. Que seja a melhor!!
Prepara a comida da noite da virada é uma delícia! É uma maneira de dividir com aqueles que vão comer com a gente, os nossos desejos para o ano que vai começar.
Traduzir seus desejos em sabores, cores e texturas.
Há uma superstição que aconselha a evitar comer animais que ciscam ou que andam pra trás, como avs, siris e carangueijos. Outra diz que as mulheres que querem engravidar devem comer peixe à meia noite do dia 31 de dezembro. Romãs e lentilhas também trazem sorte relacionadas ao dinheiro e ao amor, não necessariamente nessa ordem!
Isso sem falar nas cores das toalhas de mesa, das roupas que vestimos, velas, flores, praias, ondas.
Passar o dia 31 grudado na cozinha, à beira do fogão, também não é a melhor alternativa, pode apostar!!
Inove na sua ceia, valorizando os ingredientes do seu país, da sua região, comece o ano se alimentando bem e sem muitos exageros (...é, porque um pouquinho só de exagero faz parte, afinal é tão gostoso!) Sirva um belo peixe assado, que não dá muito trabalho, por exemplo o robalo ou o pintado. Um de mar o outro de rio.
Legumes ao vapor, ervas frescas, molhos de frutas frescas, como laranja, acerola, tamarindo..hmmmmm..
Crocante de bananas com castanhas do Brasil e frutas, muitas frutas.
Para fazer o ROBALO ou o PINTADO: compre-o limpo, sem barrigada, espalhe sal grosso sobre a pele e na barriga, regue com azeite e polvilhe pimenta branca moída na hora. Cubra com alumínio e leve ao forno pré- aquecido. Vez ou outra, molhe-o com suco de limão. Quando estiver cozido retire o papel alumínio e deixe dourar. Sirva!
Se vc tiver uma churrasqueira disponível, pode tirar os filés e grelhá-los na brasa. Ficam primorosos!!
Para preparar os legumes: use uma cuscuzeira ou panela de cozinhar no vapor e cozinhe cada tipo de legume separadamente, mas preste atenção ao ponto/tempo. É interessante que fiquem "al dente" e coloridos, vivos!
E para fazer o molho: se for laranjas, retire o suco, leve ao fogo até que reduza em 50%. Finalize com manteiga gelada, batendo com um batedor de arame. Pode enriquecer com mostarda, mel...
Se for de polpa congelada, leve ao fogo como descrito e espere que reduza também. Acerte a acidez com açúcar, adoçante em pó ou mel. Sirva numa molheira à parte - dá um charme bacana!
E a receita do crocante de bananas?? Taí, ó!
Crocante de banana com castanha-do-pará
Ingredientes:
Para o caramelo
60 gramas de manteiga
3/4 de xícara de açúcar
6 colheres de sopa de glucose de milho
6 colheres de sopa de leite
1 pitada de sal
Para o crocante
3/4 de xícara de farinha de trigo
5 colheres de sopa de açúcar granulado
100 gramas de manteiga gelada
90 gramas de castanha-do-pará picadas grosseiramente
7 bananas prata ou nanicas maduras e firmes, cortadas em tiras no sentido do comprimento
suco de 1 limão pequeno
Modo de preparo:
Para fazer o caramelo, coloque em uma panela a manteiga, o açúcar, o sal, a glucose de milho e leve ao fogo mexendo somente até dissolver o açúcar. Desligue e acrescente o creme de leite. Misture bem e reserve.
Depois, prepare o crocante: em uma tigela, coloque a manteiga, a farinha, o açúcar e misture com as mãos. Em seguida, acrescente o açúcar e misture até obetr uma farofa grossa.
Distribua as bananas em 8 tigelinhas refratárias, regue com o suco de limão. Coloque colheradas do caramelo em cada uma e polvilhe a farofa. Se sobrar caramelo, guarde para servir à parte.
Leve ao forno quente a 200ºC já pré-aquecido e asse por 10 minutos até borbulhar ou dourar a superfície. Sirva quente ou morno. Com sorvete de tapioca fica per fei to!!
Tempo de preparo:30 minutos
Rende 8 porções
Cozinhe com amor, pois ele tem um sabor único!! E isso será notado na hora da ceia!
Mentalize as energias boas que vc espera para 2012, pra vc e para os seus.
Se não for cozinhar, procure o sabor do amor no seu prato (esse a que me refiro, nada tem a ver com aquele sachê de sódio aromatizado que dizem que tempera comidas - eca!) e coma retribuindo o amor de quem fez a comida, elogie. Elogios fazem a alegria de todo cozinheiro e atraem luz, brilho, sorrisos e outras gentilezas!
Muitas gentilezas, brilhos e sorrisos para o seu 2012!! Muito sabor, novas texturas e ingredientes para sua vida! AMOR no seu sentido completo!
Feliz Ano Novo!!!
